terça-feira, 24 de maio de 2016

Igreja propõe batismo e ceia on-line

Proposta visa provar que a Igreja “não ficou parada no tempo”

Igreja propõe batismo e ceia on-lineIgreja propõe batismo e ceia on-line
Durante séculos, batismo e comunhão, considerados ordenanças fundamentais do evangelho, mostravam como a vida cristã era vivida em comunidade. Contudo, a Igreja Nacional da Escócia está debatendo a possibilidade que esses rituais poderiam ser feitos on-line pela primeira vez na história.
A ideia é dar um ar mais “moderno” à denominação que enfrenta grande queda no número de membros nas últimas décadas.
A proposta, que está sendo debatida pelos membros da Assembleia Geral inclui o aumento na transmissão dos cultos pela internet, prática já comum em algumas comunidades de fé. Além disso, um documento apresentado aos membros da liderança sugere que seja dado direito de voto nas reuniões administrativas para pessoas que só participam da igreja de modo virtual.
Esses tópicos enfrentam pouca resistência na Comissão que analisará o assunto. Contudo, a maioria já se manifestou contrária a oferecer batismo e ceia a quem não está “fisicamente presente na congregação”. Embora seja parte do Reino Unido, a Igreja da Escócia é reformada e não anglicana. Sua teologia é identificada com a corrente calvinista presbiteriana.
“Vivemos numa época em que algumas das regras antigas estão rapidamente se tornando defasadas, por isso a [comissão] acredita que é hora da Igreja realizar uma vasta revisão de suas práticas, pois a vida da igreja também é impactada pela utilização massiva de novas tecnologias”, afirma o comunicado oficial da denominação.
Reconhecendo que vem perdendo membros anualmente, estima que a membresia encolheu em quase um terço na última década. O debate proposto agora é como oferecer às pessoas maneiras de manter ‘laços fortes’ através de nova tecnologia.
Norman Smith, vice-presidente do Conselho de Missão e Discipulado, defende a necessidade de uma “boa discussão” sobre as implicações teológicas e práticas. Porém, acredita que existem muitas pessoas que praticam sua fé cristã fora das paredes dos templos e fazer mudanças provaria que a Igreja “não ficou parada no tempo”.
Existem alguns opositores barulhentos. O pastor David Robertson chamou a ideia de batismo on-line de “ridícula”. Comparou a ideia com a possibilidade de se realizar um casamento sem os noivos estarem fisicamente no local. Denuncia ainda que é um “truque barato” da liderança denominacional de tentar aumentar artificialmente o seu número de membros. Com informações de Christian Daily

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Facebook é mais lido que a Bíblia, aponta estudo

Somente 26% dos cristãos leem suas Bíblias diariamente

Facebook é mais lido que a Bíblia, aponta estudoFacebook é mais lido que a Bíblia, aponta estudo
A cada dia, mais de 1,09 bilhão de pessoas acessam o Facebook pelo menos uma vez.  O número de usuários continua crescendo e a rede social se consolidou como a mais popular e influente do mundo. Por exemplo, cerca de dois terços dos seus usuários disseram saber das notícias pela “linha de tempo”, indica um relatório do Pew Research Center e da Fundação Knight.
Segundo a Marketwatch, as pessoas leem o Facebook com mais frequência do que a Bíblia. Apenas 37% do público em geral afirma ler a Bíblia ao menos uma vez por semana, de acordo com o Instituto Gallup. Em contraste, 56% diz que lê o seu feed no mesmo período de tempo, conclui o Centro de Pesquisa Pew. Um levantamento do Instituto Barna indica que somente 26% dos cristãos leem suas Bíblias quatro ou mais vezes por semana.
Essa tendência já havia sido detectada antes. Dados de uma pesquisa divulgada em 2013 mostram que pouco mais de 40% dos americanos usam o Facebook diariamente. Em comparação, apenas 15% dos americanos leem a Bíblia diariamente, embora seja o livro mais lido dos EUA.
Não há pesquisas similares no Brasil, que é o 3º no número de usuários (atrás da Índia), mas o segundo em acessos diários. Os internautas brasileiros passam 36% do seu tempo online nas redes sociais. O Facebook lidera, com o Youtube vindo em segundo.
O Instituto Pró-livro, que avalia a intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira divulgou uma pesquisa em 2012, mostrando que nada menos que 90% dos brasileiros afirmam possuir uma Bíblia em casa.
As Escrituras ainda são o livro mais vendido e mais lido no país, mas apenas 16% afirmam que a leem diariamente.

Pentecostes 2016: 2,8 bilhões não conhecem a Jesus

Estudioso diz que no Brasil “falta compromisso com missões”

Pentecostes 2016: 2,8 bilhões não conhecem a JesusPentecostes 2016: 2,8 bilhões não conhecem a Jesus
International Day for the Unreached [Dia Internacional dos não-alcançados] é um movimento que reúne ministérios de várias partes do mundo. A data é sempre o dia de Pentecostes, este ano comemorado no domingo, 15 de maio.  O evento visa inspirar e mobilizar cristãos para não se esqueceram da “Grande Comissão”.
Após dois mil anos da ordem dada por Jesus, ainda existem cerca de 2,8 bilhões de pessoas ao redor do mundo que não o conhecem como Salvador. A maioria destes nunca ouviram o Evangelho. Criado pela organização Aliança Pelos Não-alcançados, reúne   ministérios de evangelização como Missio Nexus, Bíblias para o mundo, Operação Mobilização e Companhia da Semente. Ainda não existe uma mobilização nesse sentido no Brasil.
“Com mais de 2 bilhões e meio de pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer Jesus, é hora de o Corpo de Cristo tomar uma posição radical e dizer: ‘Isso tem que acabar em nossa geração”, afirmou o pastor Rick Warren, da Igreja Saddleback. Ele fez um apelo par que as igrejas de todo o mundo comprometam-se em orar, contribuir e enviar pessoas para aqueles grupos étnicos que não possuem o testemunho de Cristo nem as Escrituras em sua própria língua.
A aliança de ministérios acredita que é preciso trazer de novo o foco da Igreja para a seu chamado de levar a mensagem da cruz até aos confins da terra.  “Se cada seguidor de Jesus pudesse entender realmente o que Deus os criou para ser, e ir aos lugares onde Ele não é adorado, isso iria mudar a história de missões e também do mundo não alcançado”, apela Andrew Scott, presidente da Operação Mobilização, uma das maiores agencias missionárias do mundo.
A escolha do dia Internacional ser justamente o Pentecostes é para ressaltar que nesse dia em que o Espírito Santo veio sobre os primeiros seguidores de Jesus, trouxe junto a capacitação e a responsabilização de que eles compartilhassem o Evangelho com todos.
John L Pudaite, presidente do Bíblias Para o Mundo, ressalta: “Não vamos esquecer que o retorno de Cristo está ligado ao fato de todos os povos ouvirem a boa nova. Não estamos marcando uma data para Segunda Vinda, mas podemos ser parte do último grande mover de Deus, algo predito nas Escrituras. Este é um privilégio e uma responsabilidade profunda”.
Teologia de prosperidade atrapalha
Com a experiência que acumulou ao longo de décadas divulgando o trabalho missionário transcultural no Brasil e no mundo, o missiólogo e estudioso de missões, David Botelho faz um apelo à igreja brasileira.
“Nos últimos 20 anos a igreja quase quadruplicou em tamanho, prosperou em finanças… Estima-se que 1/4 da população brasileira é evangélica, mas é superficial na vida cristã, a igreja se tornou rica e abastada, mas sem visão”, lamenta.
Para ele, “A mídia evangélica tem influenciado com a teologia da prosperidade, formando uma mentalidade materialista e mundanista, aumentando a estrutura de poder das denominações. O discipulado é fraco e não atende a todas as necessidades da igreja, que tornou-se intelectualizada voltada para os seus próprios interesses”.
O estudioso não está otimista: “A falta de espiritualidade resultou no desinteresse e falta compromisso com missões. Os missionários têm sido negligenciados em todas as áreas de apoio”. Com informações de Day For The Unreached

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Michel Temer recebe orações em primeiro ato como presidente

Presidente recebeu líderes cristãos em seu gabinete que clamaram pelo país

Michel Temer recebe orações em primeiro ato como presidentePrimeiro ato do presidente Temer foi culto no gabinete
O primeiro ato do presidente Michel Temer (PMDB), ao pisar no gabinete presidencial do Palácio do Planalto foi um culto. Estavam com ele no gabinete presidencial vários pastores evangélicos como Silas Malafaia (Vitória em Cristo) e Samuel Ferreira (Assembleia de Deus Brás). Também foram convidados deputados federais que são pastores, como Marco Feliciano (PSC/SP), Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ) e João Campos (PRB/GO).
Dom Edgar, da Igreja Católica e um bispo da Igreja Ortodoxa participaram da reunião, que teve orações por ele e pelo país. Foram lidos trechos bíblicos e feito orações individuais. Ao final, todos recitaram juntos um “Pai nosso”.
A proximidade com os membros da bancada evangélica tem sido uma constante desde que o então vice-presidente viu aumentar suas chances de assumir a função no Palácio da Alvorada. Ao contrário de sua antecessora, Temer tem falado muitas vezes sobre fé.
No discurso de posse desta tarde, afirmou que deseja fazer um “ato religioso no Brasil”, pois a palavra religião significaria “religação”. “Vamos religar toda a sociedade com os valores fundamentais do país”, finalizou, pedindo que Deus abençoe a todos.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Jair Bolsonaro é batizado por pastor no rio Jordão

Pré-candidato a presidente confessou Jesus publicamente

Jair Bolsonaro é batizado por pastor no rio JordãoJair Bolsonaro é batizado por pastor no rio Jordão
Jair Messias Bolsonaro encontrou com o Messias Jesus Cristo. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal pelo Partido Social Cristão (PSC) e pré-candidato à presidência da República surpreendeu ao ser batizado por um pastor no rio Jordão, em Israel.
Ao lado de outros membros do seu partido, ele está fazendo uma “visita técnica” à Terra Santa, para conhecer tecnologias e estreitar a relação entre os países. Participaram como convidados especiais da cerimônia de celebração dos 68 anos de Independência de Israel.
Liderados pelo pastor Everaldo, presidente da legenda, além de Jair, compõem a equipe o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), os deputados estaduais Flávio Bolsonaro, Felipe Soares, do Rio de Janeiro e Noraldino Júnior, de Minas Gerais, o vereador Carlos Bolsonaro (RJ) e a secretária de desenvolvimento do Ceará, Nicolle Barbosa.
Após visitas ao Knesset [Parlamento Israelense] e alguns ministérios, eles também visitaram lugares turísticos, como o “Jardim do Túmulo”, local onde o corpo de Jesus foi colocado depois da crucificação.
No vídeo que circula nas redes, o pastor Everaldo conduz uma cerimônia de batismo por imersão, seguindo a tradição da maioria das igrejas evangélicas. Bolsonaro está entre as pessoas que decidiram confessar publicamente sua fé em Jesus Cristo como Filho de Deus e salvador, sendo batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a instrução bíblica.
Bolsonaro até o momento não se identificava publicamente como evangélico. Ele é amigo de vários pastores, como Marco Feliciano, e Silas Malafaia. Sabe-se ainda que sua esposa é membro da Assembleia de Deus Vitória em Cristo no Rio de Janeiro.
O filho Flávio, pré-candidato à prefeitura do Rio é membro de uma igreja batista, enquanto Eduardo defendendo os valores cristãos na Câmara. O portal Gospel Prime tentou contatar a assessoria do deputado, mas não obteve retorno.
Assista: