quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vaticano avança em unificação das religiões

Para pede perdão a protestantes e recebe líder muçulmano na mesma semana
por Jarbas Aragão

Vaticano avança em unificação das religiõesVaticano avança em unificação das religiões
O pontificado do ex-papa Bento 16 foi marcado, entre outras coisas, pelo posicionamento claro em relação ao islamismo. No dia 12 de setembro de 2006, em viagem à Alemanha, o papa Bento 16 fez um discurso polêmico.
Na ocasião citou o imperador bizantino Manuel 2º Paleologus: “Mostre-me o que Maomé trouxe que era novo, e lá você encontrará apenas coisas más e desumanas, como o seu comando de espalhar pela espada a fé que ele pregava”.
A reação dos muçulmanos foi imediata. Houve protestos em todo o mundo muçulmano. Em Nablus, na Cisjordânia, duas igrejas sofreram atentados com bombas. No Paquistão, o governo chamou o embaixador do Vaticano no país para pedir explicações e o parlamento aprovou uma resolução recriminando o papa.
No Catar e no Egito, importantes líderes religiosos condenaram as declarações. No Irã, o influente clérigo Ahmad Khatami disse: “É lamentável que o líder religioso dos cristãos tenha tão pouco conhecimento do Islã, e que fale sem vergonha disso”.
Passaram-se 10 anos e o papa Francisco tomou uma postura completamente diferente. Recebeu nesta terça (26), o presidente do Irã, Hasan Rowhani, que saiu dizendo “Peço que [o papa] reze por mim”. Um dos principais líderes islâmicos do mundo também afirmou que o encontro “foi um prazer”.
Por sua vez, Francisco agradeceu a visita e disse que “espera o alcance da paz”. Surpreendentemente, após a reunião, o Vaticano afirmou que Teerã deve ser um importante parceiro no combate ao terrorismo. Essa visita marca a primeira ida de um presidente iraniano à Europa em quase duas décadas. Oficialmente, o objetivo é que Teerã possa “conquistar espaço nas negociações de paz para conflitos no Oriente Médio”.
O esforço do Vaticano para não ferir as crenças muçulmanas foi tão grande que tapumes brancos foram colocados para tapar a nudez das estátuas dos Museus Capitolinos. No jornal Il Messaggero, a medida foi criticada.
“Cobrir as estátuas é uma prova de muita atenção que não pode ser compartilhada. O respeito a outras culturas não pode e não deve representar a negação da nossa”, disparou Luca Squeri, deputado do Forza Itália.
Outro aspecto que chama atenção é o fato de que no dia anterior (25), o papa Francisco ter pedido perdão aos protestantes e membros de outras igrejas cristãs pela perseguição de católicos no passado. Anunciou ainda que irá participar do lançamento das comemorações do 500º aniversário da Reforma.
Dia 31 de outubro, o pontífice estará na cidade sueca de Lund, na sede da Federação Luterana Mundial. Já foi anunciado que será usada uma “oração comum” que ambas as denominações cristãs irão usar durante as comemorações de 2017.

Etapas do ecumenismo mundial

Francisco volta a buscar aproximação com grupos religiosos que no passado eram inimigos mortais do catolicismo. Isso mostra que sua agenda ecumênica avança. Se uma união total ainda não é possível, essa situação seria impensável séculos atrás, quando os cruzados católicos travavam guerras contra os muçulmanos. Ou ainda quando protestantes e católicos derramavam mutuamente sangue nas guerras religiosas na Europa entre 1525 e 1648.
Em visita a Turquia no ano passado, o papa disse que cristãos e muçulmanos são “irmãos e irmãs viajando pelo mesmo caminho”.
Em reunião com Bartolomeu I, um dos mais importantes líderes da igreja ortodoxa falou sobre a tentativa de reunificação das duas vertentes do cristianismo, separadas há quase mil anos.
No último outubro, uma cerimônia no Vaticano reuniu líderes, de mais de uma dezena de tradições religiosas, incluindo sikhs e hindus. Francisco pediu na ocasião que “Todos os crentes, de todas as religiões, juntos, podemos adorar ao criador por ter nos dado o jardim que é esse mundo”.
No final, pediu que cada um fizesse orações, “conforme sua própria tradição religiosa” e conclamou aos representantes das diferentes fés presentes que pedissem ao “seu deus” que os fizesse “mais irmãos”.Perto da virada do ano, incluiu os ateus nesse grupo.
No início de 2016, o Vaticano publicou um vídeo com o papa afirmando “só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus”. Com informações de EFE e Reuters

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

18ª Consciência Cristã discutirá cosmovisão cristã

Evento acontecerá de 04 a 09 de fevereiro de 2016 em Campina Grande (PB)
por Mariana Gouveia

18ª Consciência Cristã discutirá cosmovisão cristã18ª Consciência Cristã discutirá cosmovisão cristã
O 18º Encontro para a Consciência Cristã está chegando! Faltam poucos dias para a abertura oficial do evento, a ser realizado no feriado de carnaval, em Campina Grande, Paraíba. Ao longo de suas plenárias e eventos paralelos, o Encontro discutirá vários temas de interesse da comunidade evangélica. Um desses temas será a cosmovisão cristã, a ser discutido no 1º Seminário da Borborema sobre Cosmovisão Cristã. O Seminário acontecerá de 07 a 09 de fevereiro, na Igreja Congregacional do Calvário, a partir das 14h30. Os palestrantes serão Franklin Ferreira, Solano Portela Neto, Norma Braga e Ricardo Bitun.
Segundo os organizadores, o objetivo do seminário é discutir os elementos que compõem uma visão de mundo realmente cristã. Além disso, o evento paralelo visa apontar para perspectivas e visões de mundo que são contrárias aos princípios bíblicos.
Os quatro preletores escolhidos para o 1º Seminário da Borborema sobre Cosmovisão Cristã já estiveram na Consciência Cristã em anos anteriores. O primeiro deles é Franklin Ferreira, bacharel em Teologia pela Universidade Mackenzie e Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ). Ele também é diretor e professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Martin Bucer, em São José dos Campos. Franklin é ainda consultor acadêmico de Edições Vida Nova, é co-autor do livro “Teologia Sistemática” (Vida Nova) e autor dos livros “Teologia Cristã” (Vida nova), “A Igreja Cristã na História” (Vida Nova), Gigantes da Fé (Vida), Agostinho de A a Z (Vida) e “Servos de Deus” (Fiel).
Já Solano Portela Neto é mestre em Teologia pelo Biblical Theological Seminary (Hatfiel – EUA), presbítero da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro-SP e escritor. Lecionou teologia sistemática e ética cristã no Seminário Presbiteriano do Norte do Brasil (1985-1986) e, desde então, intermitentemente em várias outras instituições presbiterianas, dentre elas a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Norma Braga, por sua vez, é doutora em literatura francesa pela UFRJ e mestranda em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Desde 2005, escreve em seu blog (www.normabraga.blogspot.com) sobre cosmovisão cristã, teologia, arte e política. Ao longo de sua formação acadêmica, a professora Norma mudou o foco de seus interesses em literatura para a teologia reformada e a literatura conservadora, de viés anticomunista, que estuda como autodidata.
Por fim, Ricardo Bitun é coordenador do Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, bacharel em Teologia e Ciências Sociais, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, doutor em Ciencias Sociais pela PUC – SP, professor do Departamento de Pós Graduação em Ciências da Religião na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e é pastor da Igreja Evangélica Manaim – SP.
A participação no 1º Seminário da Borborema sobre Cosmovisão Cristã, assim como os demais eventos paralelos e as plenárias matutinas da Consciência Cristã, depende de inscrição prévia, que pode ser feita no site oficial do evento. As plenárias noturnas da Consciência Cristã serão abertas ao público.
O 18º Encontro para a Consciência Cristã acontecerá de 04 a 09 de fevereiro, no Complexo do Parque do Povo, em Campina Grande (PB). No total, 32 preletores estarão no evento, entre eles, Hernandes Dias Lopes, Augustus Nicodemus, Russell Shedd, Heber Campos Jr., Jonas Madureira, Aurivan Marinho, Renato Vargens, Sillas Campos, Ciro Sanches Zibordi e Conrad Mbewe, pastor africano que estará no evento pela primeira vez. A Consciência Cristã 2016 terá ainda as participações musicais do Grupo Vencedores por Cristo, do Ministério Sal da Terra e do cantor Carlinhos Félix.
A 18ª Consciência Cristã, além das palestras e plenárias, também terá a 4ª Feira do Livro da Consciência Cristã, a FELICC. Com preços especiais, a feira terá milhares de títulos de algumas das principais editoras evangélicas do Brasil: Sociedade Bíblica do Brasil, CPAD, Fiel, Vida, Hagnos, Vida Nova, Cultura Cristã, PES, Mundo Cristão, Pão Diário, Esperança, AD Santos, Nustra e Visão Cristã, o selo editorial oficial do evento. Os títulos serão vendidos com preços e condições especiais de pagamento.
Várias caravanas já estão sendo formadas para a 18ª Consciência Cristã, e os organizadores do evento oferecem apoio a grupos interessados em hospedagem alternativa. O suporte é disponibilizado a caravanas, de no mínimo 15 pessoas, interessadas em se hospedar em locais como escolas e igrejas. Os interessados devem preencher um formulário, disponível no site oficial da Consciência Cristã:www.conscienciacrista.org.br.

Pastora assume ser gay e quer continuar liderando igreja

Postura pode causar racha na Igreja Metodista Unida dos EUA
por Jarbas Aragão

Pastora assume ser gay e quer continuar liderando igrejaPastora assume ser gay e quer continuar liderando igreja
A Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos vive um empasse em relação ao casamento gay que poderá dividir a denominação. Um dos “estopins” do debate foi a suspensão e posterior expulsão do pastor metodista Frank Schaefer por ter casado seu próprio filho com outro homem em uma cerimônia religiosa.
No início de 2016, a pastora Cynthia Meyer lançou a campanha “Está na hora” na igreja em Edgerton, no Kansas. Ela chocou a congregação ao admitir ser gay durante seu sermão no púlpito da igreja que lidera.
“Escolhi servir nessa condição [pastora] com plena autenticidade… Eu sou uma mulher de Deus partilhando minha vida com outra mulher que segue a Jesus. Nós, assim como vocês, fomos criadas à imagem de Deus. Jesus me ama, sei disso. Estou levantando a minha voz”.
Acrescentou ainda: “Em meio a muita oração, Mary e eu finalmente entendemos que o Espírito Santo havia nos unido. Nosso relacionamento é uma parte sagrada do chamado de Deus para nossas vidas”
Meyer, 53 anos, foi ordenada há 25 anos. Para sua congregação ela era solteira, mas afirma que não foi surpresa para muitos deles. Conta que vivia feliz e solteira até 5 anos atrás, quando se apaixonou por outra mulher. Ela hoje faz parte de um grupo dentro da igreja metodista que trabalha pela inclusão de pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero na vida da igreja.
A pastora de Kansas se diz inspirada pela postura do pastor Frank Schaefer, que lutou até ser reintegrado aos quadros da Igreja Metodista. Meyer sabe que pode ser desligada de sua congregação, mas decidiu arriscar sua carreira para, “manter minha fé na igreja, desafiando-a a manter sua fé no evangelho”.
Acredita que foi Deus quem a levou a dar esse passo. Justifica que a maioria dos 200 membros de sua igreja a apoia. Em uma carta aberta, um grupo de metodistas conservadores pede que ela seja desligada da igreja.
“Não podemos simplesmente abandonar os ensinamentos da Bíblia sobre a prática da homossexualidade e união de pessoas do mesmo sexo. A proposta [da pastora] faria com que nós, que acreditamos que as relações homossexuais são pecaminosas, tivéssemos de negar nossas consciências. Esta nova política [da igreja] simplesmente pede que façamos algo que não podemos”. A pastora disse que lutará para não perder sua igreja.
O assunto deve ser tratado na conferência anual da igreja deste ano, que debaterá a necessidade de uma postura mais clara da denominação sobre o casamento gay. Para analistas, o encontro pode marcar um “racha” na igreja metodista similar ao que aconteceu na presbiteriana e na anglicana por conta do mesmo assunto. Com informações Christian Times e UMC

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Marchas para Satanás fracassam em todo o Brasil

Maior foi em São Paulo, com 150 manifestantes 
por Jarbas Aragão

Durante cerca de dois meses se falou muito sobre o evento Marcha para Satanás, que seria realizado em todo o Brasil neste domingo (17). Para muitos era apenas uma brincadeira, como muitos eventos falsos criados no Facebook com o objetivo de fazer piada.
Seus idealizadores diziam que era um movimento para pedir o “fim da influência teocrática em todas as instâncias do Estado supostamente laico”. Muitas páginas de Facebook foram criadas para divulgar os eventos em diferentes lugares. Estavam previstas para ocorrer Marchas em 15 estados. A maioria delas não aconteceu.
A página da marcha original, de São Paulo, acabou derrubada do Facebook após reclamações de usuários. Mesmo assim, em algumas capitais o evento foi além da rede social e se concretizou. Ao contrário do que diziam seus organizadores na internet, resultaram em grandes fracassos.
Nas últimas semanas diferentes grupos evangélicos fizeram “campanhas de oração” contra a realização do evento. Muitos cristãos deixaram comentários no Facebook, tentando mostrar o que a Bíblia diz sobre Satanás e afirmavam que estariam orando pelos participantes. Em todas elas foram ofendidos e as respostas eram acompanhadas de palavras e imagens blasfemando contra o nome de Deus.

Como foi em cada cidade

A maior delas, em São Paulo, embora tivesse a confirmação virtual de milhares de pessoas, reuniu cerca de 150 delas. Os manifestantes que chegaram para a concentração em frente à Catedral da Sé encontraram um grupo de católicos que se reuniram para “rezar contra” o evento.
Católicos contra a Marcha para Satanás
Manifestantes na Praça da Sé: ato em desagravo pela Marcha para Satanás (Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress)
Saindo pela Avenida Paulista, o pequeno grupo da Marcha não contou com carro de som. Seu grande destaque foi o personagem Toninho do Diabo. Em determinado momento, ela foi interrompida por seus próprios organizadores. Em um comunicado publicado na internet, limitou-se a dizer: “A explicação é simples, ameaças bem sérias aos organizadores. Como o intuito é promover a diversidade, paz e tranquilidade, preferimos nos resguardar e resguardar a todos os apoiadores do movimento”.
No Rio de Janeiro, o resultado não foi muito diferente. Apesar de milhares de pessoas se comprometerem virtualmente, pouco mais de 20 apareceram.
Marcha para Satanás no RJ
Marcha para Satanás no RJ
A concentração do ato se deu na Praia do Diabo, ao lado do Arpoador, de onde seguiram rumo a Copacabana, na zona sul carioca.
Alegando ser uma “resposta bem-humorada à “Marcha para Jesus”, seus poucos participantes fantasiados de demônios conseguiram, no máximo, despertar a curiosidade de quem passava pelo local.
A Marcha em Cuiabá contou apenas com seis pessoas. No local havia oito policiais e representantes da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Cuiabá para garantirem a segurança. O resultado foi um evento cancelado, pois não tinham permissão para realizar o ato em vias públicas. Duas jovens acabaram detidas e encaminhadas para a delegacia por darem bebida alcóolica a uma adolescente.
Marcha para Satanás no RS
Marcha para Satanás no RS
Em Porto Alegre, a Marcha ocorreu sem maiores transtornos com as autoridades. Cerca de 30 pessoas saíram da Usina do Gasômetro e seguiram o trajeto anunciado.
Em Belém, apenas 10 pessoas apareceram para a Marcha, mas o evento foi cancelado por causa da chuva que caía sobre a cidade.
Nas outras cidades ou o evento simplesmente não aconteceu ou a participação foi tão insignificante que não recebeu atenção da imprensa local.
A redação do Gospel Prime monitorou as páginas oficiais dos eventos nos outros lugares e não há fotos nem relatos de que tenham ocorrido. Em alguns casos, há postagens de pessoas reclamando que “não apareceu ninguém”. Com informações VejaUolDiário On-line e Olhar Direto

Área vip em culto com Benny Hinn custa até R$ 1.000

Cobrança gerou polêmica em SC, mas continua valendo em SP e RJ
por Jarbas Aragão

Área vip em culto com Benny Hinn custa até R$ 1.000Área vip em culto com Benny Hinn custa até R$ 1.000
O conhecido pregador Toufik Benedictus “Benny” Hinn, já esteve no Brasil promovendo suas   Cruzadas de Milagres várias vezes. Geralmente atrai multidões.  Para 2016 ele tem seu nome divulgado em três eventos diferentes em fevereiro.
Segundo o site oficial do pregador, o primeiro será dia 5 no Rio de Janeiro no Maracanãzinho com entrada grátis. No dia 8 estará em Balneário Camboriú (SC) numa conferência para pastores e líderes com ingressos a 200 reais. Já nos dias 9 e 10 no Estádio do Canindé, em São Paulo, cuja entrada franca é um quilo de alimento.
Quando os eventos começaram a ser anunciados, a Igreja Luz da Vida, de Balneário Camboriú, divulgou que cobraria preços diferenciados, dependendo da proximidade com o palco. Assim como acontece em apresentações de astros da música, quanto mais perto um fã quer estar de seu ídolo, mais caro precisa pagar.
Um mapa chegou a ser mostrado nas redes sociais com setores. Cada um tinha um preço. O setor amarelo, bem em frente ao palco, teria 200 lugares, custando R$ 1.000 cada cadeira.
benny-hinn
Logo atrás vinha o setor verde: R$ 700, com 300 lugares disponíveis. Em seguida os setores azul, vermelho e pink, com 500 lugares cada, os preços eram R$ 500, R$ 380 e R$ 280, respectivamente. Se a igreja estivesse cheia, o total arrecadado seria R$ 990.000,00.
Rapidamente a igreja promotora do evento começou a ser criticada nas redes social. Por isso, mudou os planos. Agora o ingresso tem preço único: R$ 200.

Área VIP do Congresso

Em São Paulo, a presença de Benny Hinn será o destaque dentro do 8º Congresso Fogo de Avivamento para o Brasil, promovido pelo controverso apóstolo Agenor Duque, da Igreja Plenitude do Trono de Deus. O evento terá uma versão de um dia apenas (5/02) no Rio de Janeiro.
No vídeo promocional, Hinn é chamado de “o maior avivalista do mundo e amigo do Espírito Santo”. A promessa do pregador é de uma “nova unção para o Brasil”.
As datas do Fogo do Avivamento, 4 a 10 de fevereiro, coincidem com as do Carnaval. O material de divulgação insiste que os participantes serão como os 7 mil que não dobraram seus joelhos a Baal, numa referência ao relato bíblico de 1 Reis 19. Curiosamente, o estádio do Canindé tem capacidade para 21 mil pessoas e o Maracanãzinho para 11 mil.
Para os participantes do congresso haverá a possibilidade de sentarem na chamada “Área VIP”. Assim como iria acontecer em Santa Catarina, os assentos mais perto do palco possuem um preço diferenciado.
area vip
Considerando que são mil cadeiras, o valor arrecadado é de um milhão de reais. O site do evento esclarece que os que adquirirem esse ingresso “terão a oportunidade de participar de um almoço com o Pr. Benny Hinn, Apóstolo Agenor Duque e Bispa Ingrid Duque” em São Paulo. Para os que forem no Rio de Janeiro, o bilhete dá direito a um “café da manhã com o Pr. Benny Hinn, Apóstolo Agenor Duque e Bispa Ingrid Duque”.
A cobrança de mil reais em SP e no RJ também gerou polêmica, mas o Apóstolo Duque, acostumado com controvérsias manteve o preço. Até o momento, a única mudança no evento é que o cantor Paulo César Baruk cancelou sua apresentação após ver o material de divulgação, alegando que não condiz com que a igreja o informou na assinatura do contrato.