Uma em cada cinco igrejas holandesas não é mais uma igreja
As igrejas católicas parecem impor condições mais rigorosas de reutilização do que as protestantes.
Mais de um quinto de todas as igrejas na Holanda se tornaram espaços seculares como bibliotecas, apartamentos, academias, museus, escritórios e outros.
O país tem passado por uma secularização desde meados de 1880 e em 2016, dois terços dos holandeses já se afirmavam como não-religiosos.
Leia mais...
Das 6.900 igrejas do país, um quinto das construídas antes de 1800, que as classifica como monumentos nacionais, foram transformadas em espaços seculares. E daqueles construídos desde aquela época, quase um quarto está sendo usado para outros propósitos.
Com igrejas vazias, a alternativa das denominações é repassar esses espaços, mas de acordo com o jornal protestante holandês Trouw, é menos provável que as igrejas católicas sejam reutilizadas do que as igrejas protestantes.
“Para os católicos romanos a igreja é sagrada, para os protestantes a igreja é útil”, explicou o jornal. “Como resultado, os católicos romanos estão mais relutantes em dar às suas igrejas uma função diferente”.
A previsão de igrejas vazias já era feita há dez anos, e acredita-se que outras milhares de igrejas terão o mesmo fim nos próximos anos. Para o jornal, que tem realizado pesquisas próprias, a reutilização em grande escala dos edifícios tem um grande impacto nas aldeias, bairros e cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, é importante para nós! Obrigado!